A socialização tem início na entrevista de seleção através da qual o candidato fica conhecendo o seu futuro ambiente de trabalho, a cultura predominante na organização, os colegas de trabalho, as atividades desenvolvidas, os desafios e recompensas em vista, o gerente e o estilo da administração existente.
Em uma empresa, exístem diversas maneiras de difundir a socialização entre os funcionários, para os recém chegados à empresa, nada melhor que uma boa impressão, ser recepcionado por um funcionário mais antigo ou até mesmo pelo chefe direto, o qual possa lhe apresentar desde as instalações da empresa, seu posto de trabalho e aos demais colegas.
Após vem o fator de como manter a socalização revigorada na empresa, isso não requer muitos gastos ou perca de tempo, mas sim investimento no funcionário, em seu bem estar físico e piscológico. Porém fica claro para qualquer empresa que um funcionário satisfeito tem maior rendimento, sendo bom para ambas as partes esta prática. Podemos destacar os feed backs, medidas adotadas por várias empresas, pois nesse momento supervisor e funcionáro tem como trocar informações, fazer cobranças, e elogios é uma forma de
manter contato direto entre time de trabalho, empresa.
Os treinamentos fora da empresa em locais neutros , agradáveis com dinâmicas em grupos, bem elaborados servem para crescimento tanto profissional como pessoal aos funcionários, uma forma de agregar conhecimento aliviando o stress do dia a dia.
Comemorações de datas como aniversário da empresa, festas de fim de ano, também é um ponto alto na socialização, momentos no qual funcionários independente dos setores e cargos possar interagir.
A dinâmica em grupo contribui significativamente para a socialização dos funcionários na empresa, segue um exemplo:
* Pegue um pedaço de barbante de mais ou menos um metro de um a cada funcionário.
Partir ao meio com as mãos, formou-se dois pedaços agora tente partir de novo, formou quatro pedaços tente partir novamente. Se não conseguir peça ajuda ao seu amigo do lado.
Com um barbante inteiro foi fácil partir, ja com ele em dois foi ficando mais dificil, com ele quatro ficou pior ainda, mas se você pedir ajuda para alguém talvez consiga partir, trabalhando em equipe você partira o barbante em mais.
Essa dinâmica é para ver o introssamento de sua e para conhecer os colegas, pois para você pedir a ajuda você pergunta o nome da pessoa.
Não existe uma segunda chance de você deixar uma boa impressão!!!
"Vamos lá socialize sua empresa, vale a pena investir em pessoas!!!!!"
Referência: http://guiadeteresina.files.wordpress.com/2008/05/aplicar_p4.pdf acesso dia 21/11/2010
http://www.pedagogia.com.br/artigos/socializacaoorganizacional/ acesso em 24/11/2010
Além da socialização é necessário aliar estas ações a uma boa implantação de processos de políticas de gestão de pessoas, cada um em sua competências percebo em todas as empresas de gastronomia onde passo que os gestores não estão preparados.
ResponderExcluirTécnicas de recrutamento, dinâmicas de grupo e capacitação sem ao menos deixar claro o que é exigido de cada cargo, ou seja o que cada um faz de que forma faz, e o que são as expectativas do cargo.
Após este mapeamentos que tal uma boa avaliação, o que te dá a condição de deixar claro o que sua empresa deve investir em treinamentos, quanto aos líderes este sim você empresário de gastronomia deve investir na sua capacitação e desenvolvimento, uma tendência é levar um bom garçom a gerência, mas isso não é sinal de sucesso, e si a formação deste profissional para GERIR, Desenvolver pessoas e o melhor planejar e realizar.
Fico a disposição Carmen Silveira - Work Advantage Recursos Humanos