Harmonização dos vinhos:
País Estados Unidos da América.
Entrada: Coquilles Saint-Jaques ao creme de leite.
País Estados Unidos da América.
Entrada: Coquilles Saint-Jaques ao creme de leite.
Tempo de preparo: 1 h e 10 minutos
Ingredientes:
2 kg de vieiras sem concha e coral
150g de biscoitos cream cracker
400g de farinha de rosca
400g de manteiga com sal
600g de creme de leite fresco
20g de sal refinado
10g de pimenta do reino
Modo de preparo:
Aqueça o forno a 220ºC. Lave as vieiras, corte-as em 2 se forem grandes. Escorra-as e seque-as cuidadosamente. Triture os biscoitos e misture com a farinha de rosca e um pouco de manteiga. Coloque numa assadeira a metade das vieiras, polvilhe com a metade da mistura de biscoito, farinha de rosca e manteiga e tempere com sal e pimenta do reino. Repita a operação intercalando as camadas. Cubra com creme de leite. Distribua alguns pedacinhos de manteiga por cima. Coloque no forno e deixe assar por 20 minutos. Sirva quente na própria assadeira.
Harmonização:
Mouton Cadet (Graves 2009) branco - França
Vinho branco fino elaborado com uvas Sauvignon Blanc, Semillon e Muscadelle, com passagem por barricas de carvalho. Por se tratar de um vinho francês, possui uma cor amarelo escuro ou ocre, esse vinho é muito rico e profundo indicando um vinho extremamente maduro. Vinho macio e bem amanteigado, este vinho fecha muito bem com o gosto do prato de maneira muito exuberante. A acidez do vinho age sobre a gordura do creme de leite e o seu bom teor alcoólico (12,5º), limpa a untuosidade do molho. Temperatura ideal para servir é 5ºC.
Nº porções: 10
Tempo de preparo: 35 minutos
Ingredientes:
2 kg de peixe espada
120 ml de óleo
40g de sal refinado
10g de pimenta do reino
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Lave o peixe em água fia e corrente e seque-o com papel absorvente. Coloque-o numa assadeira, tempere com sal e pimenta e regue com óleo. Deixe grelhar por 15 minutos, virando as postas ao meio do cozimento. Servir quente na própria assadeira.
Harmonização:
Miolo Reserva Pinot Grigio 2010 - Brasil
Esse vinho é muito bom para acompanhar pratos com peixes não gordurosos e frutos do mar sem muita adição de condimentos nas suas preparações; Ideal para pratos tostados ou grelhados, casa muito bem com este prato, pois possui um teor de acidez acentuado além de ser estruturalmente equilibrado. Vinho jovem, leve, refrescante e com um teor de álcool (12,5º) pareio para o preparo do peixe, possui aromas que lembram frutas brancas, característico da uva Pinot grigio e giram bastante quando balanceados na taça. Sua cor é uma cor mais acentuada, um amarelo claro com um toque de verde. A temperatura ideal para servi-lo é 8ºC.
Nº de porções: 10
Tempo de preparo: 1h e 20 minutos
Ingredientes:
300g de Biscoito maisena
150g de manteiga sem sal
600g de cream cheese (queijo cremoso)
150g de açúcar refinado
20 ml de essência de baunilha
400g de geléia de morango
Modo de preparo:
Triture o biscoito num processador até formar uma farofa fina; junte à farinha a manteiga derretida e misture até que fique uma massa aglomerada; coloque a massa numa fôrma para torta pequena e espalhe-a pela forma até que fique bem uniforme. Bata o queijo cremoso, a baunilha, o ovo e o açúcar numa batedeira bem ligeiramente. Despeje o creme dentro da fôrma e a cubra com papel alumínio, colocando-a no forno pré-aquecido por 45 minutos. Retire o papel alumínio e continue o cozimento por mias 15 minutos ou até que, espetando com um palito no meio ele sair seco. Deixe esfriar bem e então desenforme, passando uma faca na lateral da fôrma pra soltar a torta mais fácil. Cubra com geléia de morango e sirva gelado.
Harmonização:
Porto Tawny Offley 10 Anos – Portugal.
Vinho doce português, elaborado a partir de cortes das uvas Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca e Tinto Cão, tem aromas de frutas secas com notas de baunilha e amêndoas.A sua cor é um violeta quase marrom por ser um vinho maduro e envelhecido. Vinho encorpado, gira muito pouco e suas lágrimas são densas e demoram pra cair. É excelente para combinar com o doce da sobremesa, pois mantêm o equilíbrio em boca do açúcar da sobremesa com o seu. Seu grau alcoólico (20,2º) e tanino combate bem nessa sobremesa, por ela ter teor elevado de creme gorduroso. A temperatura correta para servir é entre 16ºC a 19ºC.
Referencias:
DEISE NOVAKOSKI E RENATO FREIRE.Enogastronomia: a arte de harmonizar cardápios e vinhos.Rio de Janeiro:Senac Nacional, 2005.
ASSOCIATION DE LA DOMMELLERIE INTERNATIONALE.Somellier: profissão do futuro: técnicas para formação proficional.Rio de Janeiro: Senac, 2003.
BLEU, Le cordon. Le cordon bleu Vinhos. São Paulo: Ed. Nobel, 2001
AMARANTE, José Osvaldo Albano do. Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados. São Paulo: Ed. Mescla, 2005
GALVÃO, Saul. Tintos & brancos. São Paulo: Ed. Conex, 2006
AMARANTE, José Osvaldo Albano do. Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados. São Paulo: Ed. Mescla, 2005
GALVÃO, Saul. Tintos & brancos. São Paulo: Ed. Conex, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário